30/04/2025
Presidente
2ª Edição do EMUPAR reúne Prefeitos e Prefeitas da Região Metropolitana de Curitiba
Com a presença do governador Ratinho Jr, o maior evento voltado aos municípios do Paraná contou com a participação de lideranças municipais e estaduais

Nos dias 29 e 30 de abril, foi realizada, na UP Experience, a segunda edição do EMUPAR – Encontro de Municípios Paranaenses, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O evento consolidou-se como um marco no fortalecimento do municipalismo no Estado, promovendo o aprimoramento da gestão pública e o enfrentamento das demandas mais urgentes dos municípios paranaenses.
O presidente da Assomec e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, marcou presença no evento, acompanhado dos prefeitos que compõem a entidade: Nina Singer (São José dos Pinhais), Marcus Tesserolli – Marquinhos (Piraquara), Rosa Maria (Pinhais), Marco Marcondes (Fazenda Rio Grande), Mostarda (Contenda), Bozinha (Campo Magro), Juninho da Saúde (Dr. Ulysses), Karima Fayad (Rio Branco do Sul), Diego Ribas (Lapa), Eduardo Pimentel (Curitiba) e Weverton Vizentin (Campo do Tenente). Também participaram o secretário executivo da Assomec, Neco Prado, e o diretor administrativo e financeiro, Cezar Augusto.
Em 2025, o EMUPAR teve um caráter ainda mais especial por celebrar os 60 anos de fundação da AMP, entidade que representa oficialmente os 399 municípios do Paraná. A programação robusta incluiu palestras sobre temas estratégicos como Reforma Tributária, Programa Asfalto Novo, Licitações e Contratos, além de arenas de capacitação e o espaço *City Show Case*, que destacou boas práticas e projetos inovadores desenvolvidos por prefeituras de todo o estado.
Durante os dois dias de evento, aproximadamente 3 mil participantes — entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores públicos — puderam trocar experiências, discutir soluções e se atualizar sobre os principais desafios da administração municipal. A abertura oficial contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; do vice-governador Darci Piana; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; e do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, além de diversas outras autoridades estaduais e municipais.
Na cerimônia de abertura, o novo presidente da AMP, Marcel Micheletto — prefeito de Assis Chateaubriand — destacou a importância de valorizar aqueles que construíram a história da entidade. “Essa homenagem aos ex-presidentes demonstra a grandeza da nossa associação e de todos que contribuíram para que hoje a AMP tenha força, protagonismo e representatividade no cenário político do Paraná”, afirmou. Micheletto também reforçou a relevância da integração entre os diferentes níveis de governo.
O governador Ratinho Junior, por sua vez, ressaltou que o bom desempenho socioeconômico do Paraná é resultado da atuação conjunta entre o Governo do Estado e os municípios. Ele citou o indicador divulgado pelo Banco Central no dia 28 de abril, que apontou o Paraná como o estado com o maior crescimento na atividade econômica em fevereiro de 2025: 8,1%, o melhor desempenho do país.
Já na tarde do primeiro dia, o secretário executivo da Assomec, Neco Prado, e a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participaram de um painel ao lado do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva. O debate abordou a importância do planejamento urbano como vetor para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Por fim, no segundo e último dia do EMUPAR foi marcado pela cerimônia de posse da nova diretoria da AMP. Durante o ato, os ex-presidentes da entidade foram homenageados por suas contribuições históricas à articulação entre os 399 municípios do Paraná. Entre os homenageados, destacou-se Darlan Scalco — atual chefe de Gabinete do governador Ratinho Junior — que presidiu a AMP entre 2019 e 2021, enquanto era prefeito de Pérola, no Noroeste do Estado. A transmissão do cargo oficializou a terceira gestão de Marcel Micheletto à frente da AMP, agora para o biênio 2025–2027, sucedendo o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos.
Sobre a AMP
Fundada em 1964, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) representa oficialmente os 399 municípios do Estado, liderando o movimento municipalista paranaense. A entidade oferece suporte técnico, jurídico e institucional às gestões municipais, e mantém parcerias estratégicas com o Governo do Estado. Entre os principais programas viabilizados por essa colaboração destacam-se o Asfalto Novo, Vida Nova, que já destinou mais de R$ 1 bilhão à pavimentação urbana em 253 municípios, e o Ilumina Paraná, que levará iluminação pública de qualidade a todas as cidades do Estado, com investimentos superiores a R$ 300 milhões — ambos sob coordenação da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
Imagens Relacionadas